A Argumentação
A argumentação é um recurso que tem
como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o
comportamento alterado.
Sempre que argumentamos, temos o intuito de convencer alguém a pensar como nós.
No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, esses serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor de que essa é a correta.
Sempre que argumentamos, temos o intuito de convencer alguém a pensar como nós.
No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, esses serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor de que essa é a correta.
Há diferentes tipos de argumentos e a
escolha certa consolida o texto.
Argumentação por citação
Sempre que queremos defender uma
ideia, procuramos pessoas ‘consagradas’, que pensam como nós acerca do tema em
evidência.
Apresentamos no corpo de nosso texto a menção de uma informação extraída de outra fonte.
Apresentamos no corpo de nosso texto a menção de uma informação extraída de outra fonte.
A citação pode ser apresentada assim:
Assim parece ser porque, para Piaget,
“toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve
ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras” (Piaget,
1994, p.11). A essência da moral é o respeito às regras. A capacidade
intelectual de compreender que a regra expressa uma racionalidade em si mesma
equilibrada.
O trecho citado deve estar de acordo
com as ideias do texto, assim, tal estratégia poderá funcionar bem.
Argumentação por comprovação
A sustentação da argumentação se dará
a partir das informações apresentadas (dados, estatísticas, percentuais) que a
acompanham.
Esse recurso é explorado quando o objetivo é contestar um ponto de vista equivocado.
Esse recurso é explorado quando o objetivo é contestar um ponto de vista equivocado.
Veja:
O ministro da Educação, Cristovam
Buarque, lança hoje o Mapa da Exclusão Educacional. O estudo do Inep, feito a
partir de dados do IBGE e do Censo Educacional do Ministério da Educação,
mostra o número de crianças de sete a catorze anos que estão fora das escolas
em cada estado.
Segundo o mapa, no Brasil, 1,4 milhão de crianças, ou 5,5 % da população nessa faixa etária (sete a catorze anos), para a qual o ensino é obrigatório, não frequentam as salas de aula.
O pior índice é do Amazonas: 16,8% das crianças do estado, ou 92,8 mil, estão fora da escola. O melhor, o Distrito Federal, com apenas 2,3% (7 200) de crianças excluídas, seguido por Rio Grande do Sul, com 2,7% (39 mil) e São Paulo, com 3,2% (168,7 mil).
Segundo o mapa, no Brasil, 1,4 milhão de crianças, ou 5,5 % da população nessa faixa etária (sete a catorze anos), para a qual o ensino é obrigatório, não frequentam as salas de aula.
O pior índice é do Amazonas: 16,8% das crianças do estado, ou 92,8 mil, estão fora da escola. O melhor, o Distrito Federal, com apenas 2,3% (7 200) de crianças excluídas, seguido por Rio Grande do Sul, com 2,7% (39 mil) e São Paulo, com 3,2% (168,7 mil).
(Mônica Bergamo. Folha de S. Paulo,
3.12.2003)
Nesse tipo de citação o autor precisa
de dados que demonstrem sua tese.
Argumentação por raciocínio lógico
A criação de relações de causa e
efeito é um recurso utilizado para demonstrar que uma conclusão (afirmada no
texto) é necessária, e não fruto de uma interpretação pessoal que pode ser
contestada.
Veja:
“O fumo é o mais grave problema de saúde pública no Brasil. Assim como não admitimos que os comerciantes de maconha, crack ou heroína façam propaganda para os nossos filhos na TV, todas as formas de publicidade do cigarro deveriam ser proibidas terminantemente. Para os desobedientes, cadeia.”
Veja:
“O fumo é o mais grave problema de saúde pública no Brasil. Assim como não admitimos que os comerciantes de maconha, crack ou heroína façam propaganda para os nossos filhos na TV, todas as formas de publicidade do cigarro deveriam ser proibidas terminantemente. Para os desobedientes, cadeia.”
VARELLA, Drauzio. In: Folha de S.
Paulo, 20 de maio de 2000.
Para a construção de um bom texto argumentativo faz-se necessário o conhecimento sobre a questão proposta, fundamentação para que seja realizado com sucesso.
REFERÊNCIA INFO ESCOLA