sábado, 4 de fevereiro de 2012

Apostila: acentuação gráfica, crase e uso dos porquês


Exercícios práticos e facilitados para o crescimento na língua portuguesa.


APOSTILA

Exercícios:
acentuação gráfica,
crase e o uso do porquê

Professor Jonas Schultz


EXERCÍCIOS:
ACENTUAÇÃO GRÁFICA

1-Com o novo acordo, quantas letras passa a ter o alfabeto da língua portuguesa?  
 a) 23    b) 26    c) 28    d) 20    e) 21

2. A regra atual para acentuação no português do Brasil manda acentuar todos os ditongos abertos “éu”, “éi”, “ói” (como ‘assembléia’, ‘céu’ ou ‘dói’). Pelo novo acordo, palavras desse tipo passam a ser escritas:    a) Assembléia, dói, céu    b) Assembléia, doi, ceu    c) Assembléia, dói, ceu
  d) Assembleia, dói, céu    e) Assembleia, doi, céu

3. Pela nova regra, apenas uma dessas palavras pode ser assinalada com acento circunflexo. Qual delas?    a) Vôo    b) Crêem    c) Enjôo    d) Pôde    e) Lêem

4. Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas corretamente:  
a) bússola, império, platéia, cajú, Panamá    b) bussola, imperio, plateia, caju, Panama    c) bússola, imperio, plateia, caju, Panamá    d) bússola, império, plateia, caju, Panamá    e) bussola, imperio, plateia, cajú, Panamá

5. De acordo com as novas regras para o hífen, passarão a ser corretas as grafias:    a) Coautor, antissocial e micro-ondas    b) Co-autor, anti-social e micro-ondas    c) Coautor, antissocial e microondas    d) Co-autor, antissocial e micro-ondas    e) Coautor, anti-social e microondas

6. Qual das frases abaixo está redigida de acordo com a nova ortografia?  
 a) É preciso ter autoestima e autocontrole para coordenar o projeto de infraestrutura recém-aprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer.  
b) É preciso ter auto-estima e autocontrole para coordenar o projeto de infra-estrutura recém-aprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer.  
 c) É preciso ter auto-estima e autocontrole para co-ordenar o projeto de infraestrutura recémaprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer.
  d) É preciso ter auto-estima e auto-controle para coordenar o projeto de infra-estrutura recém-aprovado,  ainda muito polemico e com ajustes a fazer.
  e) É preciso ter auto-estima e auto-controle para co-ordenar o projeto de infraestrutura recém-aprovado, ainda muito polêmico e com ajústes a fazer.

7. Em quais das alternativas abaixo há apenas palavras grafadas de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa?  
a) Pára-choque, ultrassonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arquirrival, saúde  
b)  Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saude
c) Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saúde  
d) Parachoque, ultra-sonografia, releem, União Européia, inconsequente, arqui-rival, saúde  
e) Pára-choque, ultra-sonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arqui-rival, saúde
 Respostas:
    1. b    2. d     3. d    4. d    5. a    6. a    7. c

Complete com o que está em acordo com a nova ortografia.
A) Está na hora de eu ir para a _______ (auto-escola/autoescola).
B) Este retrovisor é ótimo porque tem _________(anti-reflexo / antirreflexo).
C) Ele é _______ (co-autor/coautor) da peça e também o ______ (co-diretor / codiretor do espetáculo.
D) Aproveite nossos serviços de _____teleentrega/tele-entrega)
E) Eu sempre fui uma pessoa _______(ultra-romântica/ultrarromântica
F) Você não acha que a ______(mini-saia/minissaia) está fora de moda?
G) Essa é uma informação _______(semioficial / semi-oficial)
H) A marinha dispõe de mísseis _______(antissubmarinos / anti-submarinos.
I) Ela trabalha com o _____ (contrarregra / contra-regra )do espetáculo.
J) A polícia está tomando várias medidas_______(anti-sequestro/antissequestro).

gabaritoA(autoescola)B(antirreflexo)C(coautor/codiretor)D(tele-entrega)E(ultrarromântica)F(minissaia)G(semioficial)H(antissubmarinos)I(contrarregra)J(antissequestro)

EXERCÍCIOS DE CONCURSOS

1. (IBGE) Assinale a opção cuja palavra não deve ser acentuada:
a) Todo ensino deveria ser gratuito.
b) Não ves que eu não tenho tempo?
c) É difícil lidar com pessoas sem carater.
d) Saberias dizer o conteudo da carta?
e) Veranópolis é uma cidade que não para de crescer.
2. (IBGE) Assinale a opção que contém as três, dentre as cinco palavras sublinhadas, que devem receber acento gráfico:
a) Eles tem de, sozinhos, aparar o pelo do animal e prepara-lo para a exposiçao.
b) A estrategia utilizada pelo jogador pos a rainha em perigo em tempo recorde.
c) Saimos do tribunal mas, por causa do tumulto, não conseguimos a rubrica dos juizes.
d) A quimica vem produzindo novas cores para as industrias de tecido.
e) Eles não veem o apoio que se da a qualquer pessoa que aqui vem pedir ajuda.
3. (EPCAR) Assinale a série em que todos os vocábulos devem receber acento gráfico:
a) Troia, item, Venus
b) hifen, estrategia, albuns
c) apoio (subst.), reune, faisca
d) nivel, orgão, tupi
e) pode (pret. perf.), obte-las, tabu
4. (BB) Opção correta:
a) eclípse
b) juíz
c) agôsto
d) saída
e) intúito
5. (BB) "Alem do trem, voces tem onibus, taxis e aviões".
a) 5 acentos
b) 4 acentos
c) 3 acentos
d) 2 acentos
e) 1 acento
6. (BB) Monossílabo tônico:
a) o
b) lhe
c) e
d) luz
e) com
7. (BB) Leva acento:
a) pêso
b) pôde
c) êste
d) tôda
e) cêdo
8. (BB) Não leva acento:
a) atrai-la
b) supo-la
c) conduzi-la
d) vende-la
e) revista-la
9. (BB) Noite:
a) hiato
b) ditongo
c) tritongo
d) dígrafo
e) encontro consonantal
10. (UF-PR) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:
a) paletó, avô, pajé, café, jiló
b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis
c) você, capilé, Paraná, lápis, régua
d) amém, amável, filó, porém, além
e) caí, aí, ímã, ipê, abricó
11. (ITA) Dadas as palavras:
1. tung-stê-nio
2. bis-a-vô
3. du-e-lo
Constatamos que a separação silábica está correta:
a) apenas na palavra nº 1
b) apenas na palavra nº 2
c) apenas na palavra nº 3
d) em todas as palavras
e) n.d.a
12. (OSEC) O plural de tem, dê, vê; é, respectivamente:
a) têm, dêem, vêm
b) tem, dêem, vêem
c) têm, dêem, vêem
d) têem, dêem, vêm
e) têem, dêem, vêem
13. (FGV-RJ) Assinale a alternativa que completa as frases:
I - Cada qual faz como melhor lhe ....... .
II - O que ....... estes frascos?
III - Nestes momentos os teóricos ....... os conceitos.
IV - Eles ....... a casa do necessário.
a) convém, contêm, revêem, provêem
b) convém, contém, revêem, provém
c) convém, contém, revêm, provém
d) convêm, contém, revêem, provêem
e) convêm, contêm, revêem, provêem
14. (CESCEM) Sob um ..... de nuvens, atracou no ..... o navio que trazia o ..... .
a) veu, porto, heroi
b) veu, pôrto, herói
c) véu, pôrto, herói
d) véu, porto, heroi
e) véu, porto, herói
15. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que os vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica:
a) pés, hóspedes
b) sulfúrea, distância
c) fosforescência, provém
d) últimos, terrível
e) satânico, porém
16. (SANTA CASA) As palavras após e órgãos são acentuadas por serem respectivamente:
a) paroxítona terminada em s e proparoxítona
b) oxítona terminada em o e paroxítona terminada em ditongo
c) proparoxítona e paroxítona terminada em s
d) monossílabo tônico e oxítona terminada em o, seguida de s
e) proparoxítona e proparoxítona
17. (MACK) Indique a alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:
a) lapis, canoa, abacaxi, jovens
b) ruim, sozinho, aquele, traiu
c) saudade, onix, grau, orquidea
d) voo, legua, assim, tenis
e) flores, açucar, album, virus
18. (CESGRANRIO) Aponte a única série em que pelo menos um vocábulo apresente erro no que diz respeito à acentuação gráfica:
a) pegada - sinonímia
b) êxodo - aperfeiçoe
c) álbuns - atraí-lo
d) ritmo - itens
e) redimí-la - grátis
19. (PUCC) Assinale a alternativa de vocábulo corretamente acentuado:
a) hífen
b) ítem
c) ítens
d) rítmo
e) n.d.a
20. (ITA) Dadas as palavras:
1. des-a-len-to
2. sub-es-ti-mar
3. trans-tor-no,
constatamos que a separação silábica está correta:
a) apenas na número 1
b) apenas na número 2
c) apenas na número 3
d) em todas as palavras
e) n.d.a
21. (AMAN) Assinale a opção em que a divisão silábica não está corretamente feita:
a) a-bai-xa-do
b) si-me-tria
c) es-fi-a-pa-da
d) ba-i-nhas
e) ha-vi-a
22. (PUCC) A última reforma ortográfica aboliu o acento gráfico da sílaba subtônica e o acento diferencial de timbre. Por isso, não há erro de acentuação na alternativa:
a) surpresa, pelo (contração), sozinho
b) surprêsa, pelo (contração), sózinho
c) surprêsa, pélo (verbo), sozinho
d) surpresa, pêlo (substantivo), sózinho
e) n.d.a
23. (ITA) Assinale a seqüência sem erro de acentuação:
a) pára (verbo), pêlo (substantivo), averigúe, urutu
b) para (verbo), pelo (substantivo), averigúe, urutu
c) pára (verbo), pêlo (substantivo), averigüe, urutu
d) pára (verbo), pelo (substantivo), averigüe, urutú
e) para (verbo), pêlo (substantivo), averigúe, urutú
24. (IMES) Assinale a alternativa em que a palavra não tem as suas sílabas corretamente separadas:
a) in-te-lec-ção
b) cons-ci-ên-cia
c) oc-ci-pi-tal
d) psi-co-lo-gia
e) ca-a-tin-ga
25. (SANTA CASA) As silabadas, ou erros de prosódia, são freqüentes no uso da língua. Assinale a alternativa onde não ocorre nenhuma silabada:
a. Eis aí um protótipo de rúbrica de um homem vaidoso.
b. Para mim a humanidade está dividida em duas metades: a dos filântropos e a dos misântropos.
c. Os arquétipos de iberos são mais pudicos que se pensa.
d. Nesse ínterim chegou o médico com a contagem de leucócitos e o resultado da cultura de levêdos.
e. Ávaro de informações, segui todas as pegadas do éfebo.
26. (FGV-RJ) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas:
a) raiz, raízes, sai, apóio, Grajau
b) carretéis, funis, índio, hifens, atrás
c) buriti, ápto, âmbar, dificil, almoço
d) órfão, afável, cândido, caráter, Cristovão
e) chapéu, rainha, tatu, fossil, conteúdo
27. (PUC) Na palavra conseqüência o acento gráfico se justifica em função de ser:
a) proparoxítona terminada em ditongo decrescente
b) paroxítona terminada em ditongo crescente
c) paroxítona terminada em ditongo decrescente
d) proparoxítona terminada em ditongo
e) paroxítona terminada em ditongo nasal
28. (OBJETIVO) Assinale a alternativa correta quanto à acentuação:
a) Eu pélo o pêlo pelo prazer de pelar.
b) É macio o pelo do cão.
c) Comi a pera.
d) É o polo Norte.
e) Os professores mandaram por este álbum sobre a mesa.
29. (FAC. ENG-SOROCABA) Conforme a numeração, assinale a alternativa correta no que se refere à acentuação gráfica:
I - erro II - sede III - torre IV - almoço V - governo
a) nenhuma das alternativas está correta
b) apenas os números II e III estão corretos
c) apenas os números II e IV estão corretos
d) apenas os números IV e V estão corretos
e) todas as numerações estão corretas
30. (MED. TAUBATÉ) Apenas uma das alternativas abaixo apresenta erro de acentuação. Assinale-a:
a) baú, véu
b) lêem, vôo
c) comer, anti-rabico
d) super-homem, órgão
e) raízes, bênção
31. (OBJETIVO) Em que par só uma das palavras deveria receber o trema?
a) cinqüenta, agüentar
b) qüinqüênio, eloqüente
c) tranqüilo, lingüística
d) ungüento, freqüente
e) lingüiça, güerra
32. (VIÇOSA) Todas as palavras abaixo obedecem à mesma regra de acentuação, exceto:
a) já
b) nós
c) pés
d) dói
e) há
33. (MACK) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretas quanto à acentuação gráfica:
a) Grajaú, balaustre, urubús
b) árduo, língua, raíz
c) raízes, fúteis, água
d) heróico, assembléia, côroa
e) túneis, apôio, equilíbrio
34. ( ENG. ITAJUBÁ) Nenhum dos vocábulos abaixo deve receber acento gráfico, exceto:
a) maligno
b) gratuito
c) degrau
d) improbo
e) item
35. (PUCC) Assinale a alternativa em que nenhuma palavra deve receber acento gráfico:
a) o governo, o juri, a garoa
b) preto, fossil, seres
c) itens, polens, erros
d) item, polen, cedo
e) n.d.a
36. (CARLOS CHAGAS) À luz de seu magnífico ............-de-sol, ..............., parece uma cidade ............... .
a) por, Paranavaí, tranquila
b) por, Paranavai, tranquila
c) por, Paranavai, tranqüila
d) pôr, Paranavaí, tranqüila
e) pôr, Paranavaí, tranquila
37. (FURG-RS) A seqüência de palavras cujas sílabas estão separadas corretamente é:
a) a-dje-ti-va-ção / im-per-do-á-vel / bo-ia-dei-ro
b) in-ter-ve-io / tec-no-lo-gi-a / su-bli-nhar
c) in-tu-i-to / co-ro-i-nha / pers-pec-ti-va
d) co-ro-lá-rio / subs-tan-ti-vo / bis-a-vó
e) flui-do / at-mos-fe-ra / in-ter-vei-o
38. (FURG-RS) Assinale a seqüência em que todas as palavras estão partidas corretamente:
a) trans-a-tlân-ti-co, fi-el, sub-ro-gar
b) bis-a-vô, du-e-lo, fo-ga-réu
c) sub-lin-gual, bis-ne-to, de-ses-pe-rar
d) des-li-gar, sub-ju-gar, sub-scre-ver
e) cis-an-di-no, es-pé-cie, a-teu
39. (UFV-MG) As sílabas das palavras psicossocial e traído estão corretamente separadas em:
a) psi-cos-so-ci-al / tra-í-do
d) p-si-co-sso-cial / tra-í-do
b) p-si-cos-so-cial / tra-í-do
e) psi-co-sso-cial / tra-í-do
c) psi-co-sso-ci-al / traí-do
40. (ACAFE-SC) Na frase "No restaurante, onde entrei arrastando os cascos como um dromedário, resolvi-me ver livre das galochas", existem:
a) dois ditongos, sendo um crescente e um decrescente
b) três ditongos, sendo dois crescentes e um decrescente
c) três ditongos, sendo um crescente e dois decrescentes
d) quatro ditongos, sendo dois crescentes e dois decrescentes
e) quatro ditongos, sendo três crescentes e um decrescente
41. (UEPG-PR) Nesta relação, as sílabas tônicas estão sublinhadas. Uma delas, porém, está sublinhada incorretamente. Assinale-a:
a) in-te-rim
b) pu-di-co
c) ru-bri-ca
d) gra-tui-to
e) i-nau-di-to
42. (UNIRIO) "O bom tempo passou e vieram as chuvas. Os animais todos, arrepiados, passavam os dias cochilando." No trecho ao lado, temos:
a) dois ditongos e três hiatos
b) cinco ditongos e dois hiatos
c) quatro ditongos e três hiatos
d) três ditongos e três hiatos
e) quatro ditongos e dois hiatos
43. (UNIRIO) Assinale a melhor resposta. Em papagaio, temos:
a) um ditongo
b) um trissílabo
c) um dígrafo
d) um proparoxítono
e) um tritongo
44. (UM-SP) Assinale a alternativa em que pelo menos um vocábulo não seja acentuado:
a) voo, orfão, taxi, balaustre
b) itens, parabens, alguem, tambem
c) textil, amago, cortex, roi
d) papeis, onix, bau, ambar
e) hifen, cipos, leem, pe
45. (UFSCAR-SP) Assinale a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente:
a) idéia, úrubu, suíno, ênclise
b) bíceps, heróico, ítem, fóssil
c) tênis, fôsseis, caiste, japonesa
d) fútil, hífen, ânsia, decaído
e) apóia, tapête, órfã, ruína
46. (BB) Afirmativa falsa:
a) Dôce é acentuada graficamente
b) Há acento indevido em raíz
c) Falta acento em ruina
d) Têm está acentuada por indicar plural
e) Funil não deve ser acentuada graficamente
47. (BB) Único segmento errado quanto à acentuação gráfica: Tens idéia de quanto é inútil bancar o mártir? Nesse rítmo, acabas perdendo o juízo.
a) idéia
b) inútil
c) mártir
d) rítmo
e) juízo
48. (BB) Opção com as duas palavras grafadas incorretamente:
a) repôr, ítem
b) contínuo, órgão
c) atribuía, alô
d) revólver, parabéns
e) apóio, jaburú
49. (TRT) Assinale a alternativa em que todas as palavras são paroxítonas (foram omitidos os acentos):
a) rubrica - avaro - pegada - acrobata
b) mister - filantropo - misantropo - condor
c) pegaso - prototipo - arquetipo - rubrica
d) necromancia - quiromancia - ibero - nobel
e) nenhuma das anteriores
50. (ESAF) Indique a alternativa em que há erro(s) de divisão silábica:
a) res-sur-gir, a-ve-ri-güeis, vô-o, quais-quer
b) ca-í-ram, co-o-pe-rar, pig-meu, op-ção, cons-ti-tuin-tes
c) tu-a, ai-ro-so, e-gí-pcio, su-bs-tan-ti-vo, pneu-má-ti-co
d) ab-di-ca-ção, o-ci-den-tal, sor-rin-do, sou-bes-te, mne-mô-ni-ca
e) a-do-les-cen-te, mai-o-res, sub-ju-gar, me-lan-co-li-a, cir-cui-to
51. (ESAF) Em todas as alternativas as palavras foram acentuadas corretamente, exceto em:
a) Eles têm muita coisa a dizer.
b) Estude os dois primeiros ítens do programa.
c) Afinal, o que contém este embrulho?
d) Foi agradável ouvir aquele orador.
e) Por favor, dêem-lhe uma nova chance.
52. (ADM. POSTAL CORREIOS) Marque o item que completa corretamente a frase:
Aqueles que ............... do interior, ............... a cidade grande como o mundo que lhes ............... .
a) vêem - vêm - convêm
b) vêm - vêem - convêm
c) veem - vêm - convem
d) vêem - vêem - convém
e) vêm - vem - convem
53. (ADM. POSTAL CORREIOS) Assinale a opção em que os vocábulos não obedecem à mesma regra de acentuação gráfica:
a) idéia - herói - escarcéu
b) concluído - saúde - atribuí-lo
c) amá-lo - fazê-lo - pô-lo
d) conseqüência - mágoa - homogêneo
e) cáqui - ninguém - amável
54. (UEG) Indique o par em que o acento gráfico não tem a mesma função:
a) círculo - líquido
b) notícia - proprietário
c) pôr - pára
d) água - pára
e) difíceis - amáveis
55. (CARLOS CHAGAS) - Por favor, .......... com esse .......... pois precisamos de .......... .
a) para, ruído, tranqüilidade
b) para, ruido, tranquilidade
c) para, ruído, tranquilidade
d) pára, ruido, tranqüilidade
e) pára, ruído, tranqüilidade
56. (CARLOS CHAGAS) Terminado o .........., o .......... recebeu .......... aplausos.
a) vôo - herói - veemêntes
b) voo - heroi - veemêntes
c) vôo - heroi - veementes
d) voo, herói, veemêntes
e) vôo, herói, veementes
57. (ESPCEX) Assinale a alternativa cujas palavras estão corretas quanto à acentuação:
a) Luis, apôio, nódoa, próton, chapéuzinho
b) gratuíto, eu apóio, ítem, pêras, álbuns
c) sauduíche, averigúe, refém, puni-lo, amável
d) âmago, ônus, amá-lo-íeis, itens, taxi
e) biquini, juíz, áureo, joquei, eles mantém
58. (ESPCEX) Assinale a alternativa correta quanto à divisão silábica das palavras dadas:
a) sa-gu-ão, mín-guam, a-bs-tra-to, de-lin-qüi-u, plúm-beo
b) fric-ção, rit-mo, pneu-má-ti-co, cai-ais, bo-ê-mia
c) mag-ne-tis-mo, en-xa-güei, ni-nha-ri-a, res-pe-i-to, mei-os
d) su-blo-car, ca-iu, re-ce-pção, a-cces-sí-vel, subs-cre-ver
e) coi-ta-do, trans-a-tlân-ti-co, pis-ci-na, suas, põem
59. (FUVEST) Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente acentuadas:
a) Tietê, órgão, chapéuzinho, estrêla, advérbio
b) fluido, geléia, Tatuí, armazém, caráter
c) saúde, melância, gratuíto, amendoím, fluído
d) inglês, cipó, cafèzinho, útil, réu
e) canôa, heroismo, crêem, Sergípe, bambú
60. (PUC-RS) Aponte o único conjunto onde há erro na divisão silábica:
a) flui-do, sa-guão, dig-no
b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, tran-sal-pi-no
c) con-vic-ção, tung-stê-nio, rit-mo
d) ins-tru-ir, an-te-pas-sa-do, se-cre-ta-ri-a
e) co-o-pe-rar, dis-tân-cia, bi-sa-vô
61. (UFF) Apenas num dos seguintes casos a divisão silábica não está feita de
acordo com as normas vigentes. Assinale-o:
a) tran-sa-tlân-ti-co
b) ab-di-ca-ção
c) subs-ta-be-le-cer
d) fri-ís-si-mo
e) cis-an-di-no
62. (TRE-MT) A alternativa em que as duas palavras acentuadas não seguem a mesma regra de acentuação é:
a) ninguém - também
b) dólar - pólo
c) eficiência - próprio
d) escrúpulos - síntese
e) heróis - bóia
63. (TRE-MT) Segue a mesma regra de acentuação de país a palavra:
a) saúde
b) aliás
c) táxi
d) grêmios
e) heróis
64. (TRE-ES) "Aí" é acentuada pelo mesmo motivo de:
a) aquí
b) dá
c) é
d) baú
e) porém
65. (TRE-MG) Assinale a palavra que contém exemplo de ditongo decrescente e dígrafo:
a) companhia
b) exceção
c) répteis
d) cãimbra
e) gratuito
66. (LICEU) Acentue as palavras abaixo e encontre a alternativa que corresponda, respectivamente, a róseo, tímida e encontrará:
a) Nobel, interim, papeis
b) condor, avaro, alguem
c) ruim, filantropo, condor
d) pudico, palida, mister
e) levedo, libido, ruim
67. (UEG) Assinale o único vocábulo cujo critério de acentuação gráfica é o mesmo que determinou o emprego do acento em "idéia":
a) história
b) difíceis
c) jóia
d) família
e) fidélis
68. (TRE-MT) A separação de sílabas está incorreta na alternativa:
a) mi - nis - té - rio
b) ab-so-lu-tas
c) ne-nhu-ma
d) té-cni-co
e) res-sen-ti-men-tos
69. (MACK) Assinale a única alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:
a) bonus, tenis, aquele, virus
b) repolho, cavalo, onix, grau
c) juiz, saudade, assim, flores
d) levedo, caracter, condor, ontem
e) caju, virus, niquel, ecloga
70. (TRE-RJ) A alternativa que apresenta erro quanto à acentuação em um dos vocábulos é:
a) lápis - júri
b) bônus - hífen
c) ânsia - série
d) raízes - amável
e) Anhangabaú - bambú
71. (TRE-MG) Ambas as palavras contêm exemplo de hiato em:
a) árduo / mãe
b) área / chapéu
c) diário / quota
d) pavio / moer
e) luar / anzóis
72. (ETF-SP) Assinalar a alternativa correta quanto à acentuação:
a) Para por o sotão em ordem foram necessárias duas pessoas.
b) Aqueles índios se alimentam de raizes e andam nús pela floresta.
c) Já faz três mêses que saí da presidência da emprêsa.
d) O elevador só pára se o botão for acionado.
e) O remedio que combate esse virus já foi descoberto?
73. (TTN) Marque a alternativa correta quanto à divisão silábica:
a) fi-a-do, flui-do, ru-im
b) se-cre-ta-ri-a, ins-tru-ir, né-ctar
c) co-o-pe-rar, tung-stê-nio, i-guais
d) cir-cui-to, subs-cre-ver, a-po-te-ose
e) abs-ces-so, ri-tmo, sub-ju-gar
74. (TTN) Assinale a frase incorreta quanto à acentuação gráfica:
a. A funcionária remeterá os formulários até o início do próximo mês.
b. Ninguém poderia prever que a catástrofe traria tamanho ônus para o país.
c. Este voo está atrasado; os senhores tem que embarcar pela ponte aerea e fazer conexão no Rio para Florianopolis.
d. O pronunciamento feito pelo diretor na assembléia revestia-se de caráter inadiável.
e. Segundo o regulamento em vigor, o órgão competente tomará as providências cabíveis.
75. (TTN) Assinale o trecho que apresenta erro de acentuação gráfica:
a. Inequivocamente, estudos sociológicos mostram que, para ser eficaz, o chicote, anátema da sociedade colonial, não precisava bater sobre as costas de todos os escravos.
b. A diferença de ótica entre os díspares movimentos que reivindicam um mesmo amor à natureza se enraízam para além das firulas das discussões político-partidárias.
c. No âmago do famoso santuário, erguido sob a égide dos conquistadores, repousam enormes caixas cilíndricas de oração em forma de mantras, onde o novel na fé se purifica.
d. O alvo da diatribe, o fenômeno da reprovação escolar, é uma tolice inaceitável, mesmo em um paradígma de educação deficitária em relação aos menos favorecidos.
e. Assustada por antigas endemias rurais, a, até então, álacre sociedade brasileira tem, enfim, consciência do horror que seria pôr filhos em um mundo tão inóspito.
76. (UF-PI) Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam acentuadas corretamente:
a) Quero por um ponto final nessa polêmica.
b) Com desconfiança, apos sua rúbrica em todos os documentos.
c) Preferem maçã à pera.
d) Lavou o pelo do animal com sabão comum.
e) Como bom contador, ele gosta de boêmia.
77. (CESGRANRIO) Assinale o item em que ocorre erro ortográfico:
a) ele mantém / eles mantêm
b) ele dê / eles dêem
c) ela contém / elas contêm
d) ele vê / eles vêem
e) ele contém / eles contêem
78. (PUC-RJ) Aponte a opção em que as duas palavras são acentuadas devido à mesma regra:
a) saí - dói
b) relógio - própria
c) só - sóis
d) dá - custará
e) até - pé
79. (UNIRIO) Assinale a opção em que o vocábulo apresenta ao mesmo tempo um encontro consonantal, um dígrafo consonantal e um ditongo fonético:
a) ninguém
b) coalhou
c) iam
d) nenhum
e) murcham
80. (TRT-ES) Leia o texto e assinale o item que apresenta correta divisão silábica: Atualmente, as plantas medicinais voltam a suscitar grande interesse, tanto na área dos profissionais da saúde como na própria sociedade.
a) mui-to / su-sci-tar
b) saú-de / so-cie-da-de
c) me-di-ci-na-is / sa-ú-de
d) sus-ci-tar / me-di-ci-nais
e) in-te-res-se / a-tual-men-te

GABARITO:
1 - A 21 - B 41 - A 61 - E
2 - A 22 - A 42 - A 62 - B
3 - B 23 - A 43 - A 63 - A
4 - D 24 - D 44 - B 64 - D
5 - A 25 - C 45 - D 65 - B
6 - D 26 - B 46 - A 66 - D
7 - B 27 - B 47 - D 67 - C
8 - C 28 - A 48 - A 68 - D
9 - B 29 - E 49 - A 69 - C
10 - A 30 - C 50 - C 70 - E
11 - C 31 - E 51 - B 71 - D
12 - C 32 - D 52 - B 72 - D
13 - A 33 - C 53 - E 73 - A
14 - E 34 - D 54 - D 74 - C
15 - B 35 - C 55 - E 75 - D
16 - B 36 - D 56 - E 76 - E
17 - B 37 - E 57 - C 77 - E
18 - E 38 - C 58 - B 78 - B
19 - A 39 - A 59 - B 79 - E
20 - C 40 - C 60 - C 80 - D

EXERCÍCIOS
(Acentuação Gráfica)
Julgue os itens a seguir, marcando (V) se  todas as palavras forem acentuadas pela
mesma regra e (F) se forem acentuadas por  razões diferentes:
1º GRUPO
1.   (   ) municípios / proíbam / saída
2.   (   ) balaústre / caí / argúi
3.   (   ) história / indivíduos / tênue
4.   (   ) náufrago / idéia / chapéu
5.   (   ) chaminé / será / papéis
6.   (   ) distúrbio / papéis / sério
7.   (   ) súbito / pânico / insólito
8.   (   ) país / Macunaíma / saúde
9.   (   ) útil / últimos / húngaro
10. (   ) polícia / edifícios / série
2º GRUPO
 1. (   ) freguês / três / cortês
 2. (   ) vírus / ânus / ônibus
 3. (   ) fácil / imóvel / amável
 4. (   ) máximo / hábitat
 5. (   ) Crusoé / café / rodapé
 6. (   ) juá / sofá / crachá
 7. (   ) Há / vê / pôr
 8. (   ) pôr / pára / pêlo
 9. (   ) vôo / saída / enjôo
10.(   ) paletó / cipó / pó
EXERCÍCIOS
1. (Câmara dos Deputados)   Alternativa em  que as sílabas em destaque de ambos os  vocábulos são as sílabas  to-nicas:
a) (   ) aVAro  -  ureTER
b) (   ) póLIpo  -  Ibero
c) (   ) PUdico  -  duPLEX
d) (   ) RUbrica  -  NObel
e) (   ) CIclope  -  ínteRIM

2. (UnB/STJ)    Acentua-se   a   forma  sublinhada    em    pô-la    na    cadeia porque  se trata de:
a. (   ) forma tônica em hiato
b. (   ) paroxítona terminada em o fechado
c. (   ) forma verbal em que, depois de o,
assimilou-se o r ao i do pronome
d. (   ) acento distinto de timbre

3. (CEUB)  Assinale  a  alternativa em que   todos  os vocábulos são  acentuados por  serem oxítonos:
a. (   ) paletó, avô, pajé, café, jiló
b. (   ) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis
c. (   ) vovô, capilé, Paraná, lápis, régua
d. (   ) amém, amável, filó, porém, além
e. (   ) caí, aí, ipê, abricó

4. (UnB/TCU)  Assinale  a   opção  em que a  acentuação gráfica das palavras está correta:
a. (   ) Para combater incêndios, o Corpo de   Bombeiros mantém no Centro   Histórico  cinqüenta hidrantes e uma viatura própria para  ações de emergência.
b. (   ) O  perfil  sócial e econômico  dos  quarteirões  foi  planejado  para  agrupar  comercio  em   geral,  empreendimentos na área  de alimentação, além de   iniciativas culturais.
c. (   ) Cenário de  alguns  romances   de Jorge  Amado,  o  Pelourinho  reune hoje todos os ingredientes  de um sofisticado pólo de lazer e cultura.
d. (   ) Diversos órgãos oficiais tem contribuído  na  reconstrução do patrimônio histórico e arquitetônico de Salvador.
e. (   ) A ausência  de um controle estrategico durante séculos facilitou a descaracterização  de uma  área  importantíssima da história da arquitetura braslileira.
5. (UnB/CAESB) Assinale    a   opção correta em que todas as palavras são acentuadas  em  obediência  à  mesma regra:
a. (   ) hidrológico, possível, atmosférica
b. (   ) necessário, subterrâneo, sábios
c. (   ) provém, três, contínua
d. (   ) reservatórios, caráter, córregos
e. (   ) às, água, dúvida
6. (UnB/MEC)  Assinale  a  opção  em que   ocorre    exemplo  de    vocábulo acentuado devido  à  mesma regra  de acentuação  gráfica que  se  aplica    a “caráter”:
a. (   ) já
b. (   ) hífen
c. (   ) vários
d. (   ) saúde
e. (   ) assembléia
7. (UnB/FUB) São   acentuadas    pela mesma   regra  de  acentuação  gráfica todas as palavras da opção:
a. (   ) ótimas/prognósticos/só
b. (   ) Isaías/Diária/Felício
c. (   ) Inabalável/impossível/invisível
d. (   ) Português/tênue/também
e. (   ) lá/está/sábado 2
8. (IDR/Metrô) Assinale a alternativa cujos  vocábulos NÃO são acentuados pela mesma regra:
a. (   ) público, jurídico, técnico
b. (   ) econômico, caráter, político
c. (   ) exercício, área, médio
d. (   ) auxílio, tênue, nódoa
9. (UnB/FUB) Identifique a opção em que todas as palavras são acentuadas graficamente por causa da mesma regra:
a. (   ) proteína / reúnem / céu
b. (   ) demência / negócio / difícil
c. (   ) atrás / áspero / entusiástico
d. (   ) alguém / contêm / abdômen
e. (   ) paraíso / daí / destituído
10. (EMBRAPA) Aponte o grupo de palavras  que são acentuadas pela mesma razão de "usufruímos”:
a. (   ) ímãs, lápis, hífen
b. (   ) viúva, saída, faísca
c. (   ) típico, crítico, últimas
d. (   ) concluímos, tínhamos, previsível
11. (UnB/CAESB) Assinale a opção gramaticalmente correta:
a. (   ) Os  usuários  crêm  que o  atendimento
tende a melhorar.
b. (   ) É  necessário que eles dêm  atenção às
instalações hidráulicas.
c. (   ) O cliente vêem reclamar do serviço na
agência central.
d. (   ) Os  técnicos  lêem  as   instruções antes
do trabalho.
e. (   ) As obras vem resolver o problema do
abastecimento.
12. (UnB/TCU) Assinale a opção correta quanto à grafia dos verbos sublinhados:
a. (   ) Os  artistas crêem que a restauração do Centro Histórico é uma conquista cultural comunitária.
b. (   ) Os  intelectuais  vêem  com  bons olhos a consolidação da consciência  em relação ao patrimônio.
c. (   ) Os  empresários  vem   instalando lojas,  cafés, restaurantes,  escritórios   e estúdios no Centro.
d. (   ) É  preciso  que  os  cidadãs deem valor ao trabalho de restauração  e  preservem  as  características  originais  do estilo barroco.
e. (   ) Cores,  formas,  detalhes em madeira e em alvenaria compoêm o cenário  de  casarões
coloniais  do   Centro Histórico.
13. (ESAF/TRT) Assinale a opção que apresenta a acentuação incorreta das palavras:
a. (   ) Tivéssemos recursos, empreenderíamos algum negócio.
b. (   ) Pela  síntese  da  exposição     dos projetos, vê-se  que  trarão  ônus  para  o governo.
c. (   ) Esta área está interditada  por  um breve período.
d. (   ) Atletas mais  ágeis  obtém  melhores resultados nas competições.
e. (   ) Três jovens advogados esperam os juízes para o início da sessão.

GABARITO
 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Grupo
F F V F F F V V F F

Grupo
F F V V F F F V F F
01 - A 02 - C 03 - A 04 - A 05 - B 06 - B 07 – C
08 - B 09 - E 10 - B 11 - D 12 - A 13 -

EXERCÍCIOS - CRASE
1. Em qual das alternativas o uso do acento indicativo de crase é facultativo?
a) Minhas idéias são semelhantes às suas.
b) Ele tem um estilo à Eça de Queiroz
c) Dei um presente à Mariana.
d) Fizemos alusão à mesma teoria.
e) Cortou o cabelo à Gal Costa.
2. "O pobre fica ___ meditar, ___ tarde, indiferente ___ que acontece ao seu redor".
a) à - a - aquilo
b) a - a - àquilo
c) a - à - àquilo
d) à - à - aquilo
e) à - à - àquilo
3. "A casa fica ___ direita de quem sobe a rua, __- duas quadras da Avenida Central".
a) à - há
b) a - à
c) a - há
d) à - a
e) à - à
4. "O grupo obedece ___ comando de um pernambucano, radicado ___ tempos em São Paulo, e se exibe diariamente ___ hora do almoço".
a) o - à - a
b) ao - há - à
c) ao - a - a
d) o - há - a
e) o - a - a
5. "Nesta oportunidade, volto ___ referir-me ___ problemas já expostos ___ V. Sª ___ alguns dias".
a) à - àqueles - a - há
b) a - àqueles - a - há
c) a - aqueles - à - a
d) à - àqueles - a - a
e) a - aqueles - à - há
6. Assinale a frase gramaticalmente correta:
a) O Papa caminhava à passo firme.
b) Dirigiu-se ao tribunal disposto à falar ao juiz.
c) Chegou à noite, precisamente as dez horas.
d) Esta é a casa à qual me referi ontem às pressas.
e) Ora aspirava a isto, ora aquilo, ora a nada.
7. O Ministro informou que iria resistir _____ pressões contrárias _____ modificações relativas _____ aquisição da casa própria.
a) às - àquelas _ à
b) as - aquelas - a
c) às àquelas - a
d) às - aquelas - à
e) as - àquelas - à
8. A alusão _____ lembranças da casa materna trazia _____ tona uma vivência _____ qual já havia renunciado.
a) às - a - a
b) as - à - há
c) as - a - à
d) às - à - à
e) às - a - há
9. Use a chave ao sair ou entrar __________ 20 horas.
a) após às
b) após as
c) após das
d) após a
e) após à
10. _____ dias não se consegue chegar _____ nenhuma das localidades _____ que os socorros se destinam.
a) Há - à - a
b) A - a - a
c) À - à - a
d) Há - a - a
e) À - a - a
11. Fique _____ vontade; estou _____ seu inteiro dispor para ouvir o que tem _____ dizer.
a) a - à - a
b) à - a - a
c) à - à - a
d) à - à - à
e) a - a - a
12. No tocante _____ empresa _____ que nos propusemos _____ dois meses, nada foi possível fazer.
a) àquela - à - à
b) aquela - a - a
c) àquela - à - há
d) aquela - à - à
e) àquela - a - há
13. Chegou-se _____ conclusão de que a escola também é importante devido _____ merenda escolar que é distribuída gratuitamente _____ todas as crianças.
a) à - à - à
b) a - à - a
c) a - à - à
d) à - à - a
e) à - a - a
14. A tese _____ aderimos não é aquela _____ defendêramos no debate sobre os resultados da pesquisa.
a) a qual - que
b) a que - que
c) à que - a que
d) a que - a que
e) a qual a que
15. Em relação _____ mímica, deve-se dizer que ela exerce função paralela _____ da linguagem.
a) a - a
b) à - à
c) a - à
d) à - aquela
e) a - àquela
16. Foi _____ mais de um século que, numa reunião de escritores, se propôs a maldição do cientista que reduzira o arco-íris _____ simples matéria: era uma ameaça _____ poesia.
a) a - a - à
b) há - à - a
c) há - à - à
d) a - a - a
e) há - a - à
17. A estrela fica _____ uma distância enorme, _____ milhares de anos-luz, e não é visível _____ olho nu.
a) a - à - à
b) a - a - a
c) à - a - a
d) à - à - a
e) à - a - à
18. Estava __________ na vida, vivia _____ expensas dos amigos.
a) atoa - as
b) a toa - à
c) a tôa - às
d) à toa - às
e) à toa - as
19. Estavam _____ apenas quatro dias do início das aulas, mas ele não estava disposto _____ retomar os estudos.
a) há - à
b) a - a
c) à - a
d) há - a
e) a - à
20. Disse _____ ela que não insistisse em amar _____ quem não _____ queria.
a) a - a - a
b) a - a - à
c) à - a - a
d) à - à - à
e) a - à - à
21. Quanto _____ suas exigências, recuso-me _____ levá-las _____ sério.
a) às - à - a
b) a - a - a
c) as - à - à
d) à - a - à
e) as - a - a
22. Quanto _____ problema, estou disposto, para ser coerente __________ mesmo, _____ emprestar-lhe minha colaboração.
a) aquele - para mim - a
b) àquele - comigo - a
c) aquele - comigo - à
d) aquele - por mim - a
e) àquele - para mim - à
23. A lâmpada _____ cuja volta estavam mariposas _____ voar, emitia luz _____ grande distância.
a) a - à - à
b) à - a - à
c) a - à - a
d) a - a - a
e) à - a - a
24. Aquela candidata _____ rainha de beleza, quando foi _____ televisão, pôs-se _____ roer as unhas.
a) à - à - a
b) à - a - à
c) a - a - à
d) à - à - à
e) a - à - a
25. Eis o lema _____ sempre obedecia: ódio _____ guerra e aversão _____ injustiças.
a) à que - à - as
b) à que - à - às
c) a que - à - às
d) a que - à - as
e) a que - a - as
26. Faltou _____ todas as reuniões e recusou-se _____ obedecer _____ decisões da assembléia.
a) a - a - as
b) a - a - às
c) a - à - às
d) à - a - às
e) à - à - às
27. Expunha-se _____ uma severa punição, porque as ordens _____ quais se opunha eram rigorosas e destinavam-se _____ funcionárias daquele setor.
a) a - as - às
b) à - às - as
c) à - as - às
d) à - às - às
e) a - às - às
28. _____ alguns meses o Ministro revelou-se disposto _____ abrir _____ discussões em torno do acesso dos candidatos e dos partidos _____ televisão.
a) A - a - as - à
b) Há - a - às - a
c) A - à - às - a
d) Há - à - as - à
e) Há - a - as - à
29. _____ Igreja cabe propugnar pelos princípios éticos e morais que devem reger _____ vida das comunidades, enquanto _____ política deve visar ao bem comum.
a) A - à - à
b) À - a - a
c) À - à - a
d) À - à - à
e) A - a - a
Gabarito
1 C / 2 C / 3 D / 4 B / 5 B / 6 D / 7 A / 8 D / 9 B / 10 D / 11 B / 12 E / 13 D / 14 B / 15 B / 16 E / 17 B / 18 D / 19 B / 20 A / 21 B / 22 B / 23 D / 24 E / 25 C / 26 B / 27 E / 28 E / 29 B.
EXERCÍCIOS:
Para as questões de 01 a 34, assinale com ”C” as frases corretas e com “I “as Incorretas:

01) ( ) A assistência às aulas é indispensável
02) ( ) É expressamente proibida a entrada de pessoas estranhas
03) ( ) Nunca te dirijas à pessoas despreparadas
04) ( ) Não vai a festa nem a igreja: não vai a parte alguma
05) ( ) Usarias um bigode à Salvador Dali?
06) ( ) Notícias ruins vêm à jato, as boas à cavalo
07) ( ) Esta novela nem se compara a que assistimos
08) ( ) Não me referi a essas caixas, mas as que estão na sala
09) ( ) Florianópolis possui muitas praias, as quais visitaremos
10) ( ) Prefiro esta matéria a aquela que estudávamos
11) ( ) Obedecerei àquilo que for determinado em lei
12) ( ) O deputado foi a Grécia comprar vinho
13) ( ) O professor foi a Taguatinga comprar pinga
14) ( ) Vocês, caros alunos, ainda visitarão a Europa
15) ( ) Gostaria de ir a Curitiba dos pinheirais
16) ( ) Chegou a casa e logo se jogou na cama
17) ( ) Jamais voltou à casa paterna
18) ( ) Irei a cada de meus pais
19) ( ) Os turistas foram à terra comprar flores
20) ( ) Os marujos desconheciam à terra do capitão
21) ( ) Acabarão chegando à terra dos piratas
22) ( ) Será que aqueles astronautas voltarão a Terra?
23) ( ) A polícia observava os manifestantes a distância
24) ( ) Via-se, a distância de cem metros, uma pequena rocha
25) ( ) Diga a Adriana que a estamos esperando
26) ( ) Avisa a Adriana, minha filha, que amanhã teremos prova
27) ( ) O diretor fez alusões a sua classe e não a minha
28) ( ) O cônsul enviou vária cartas as suas filhas
29) ( ) O conselheiro jamais perdoou a Dona Margarida
30) ( ) Esta alameda frondosa vai até à chácara de meu pai
31) ( ) Os meninos cheiravam a cola
32) ( ) Eles viviam à toa, mas sempre à procura de dinheiro
33) ( ) Enriqueciam a medida que os vizinhos se empobreciam
34) ( ) Estamos esperando desde às oito horas da manhã

35) Assinale a alternativa em que não ocorre crase:
a) Cárter acusa Israel de criar obstáculos a paz
b) Presidente sírio pede a ajuda do Parlamento par vencer a corrupção
c) Itália pede a Alemanha extradição de nazistas
d) Poço na bacia de Campos leva Petrobrás a maior jazida já descoberta

Gabarito
01- C  02- C 03- I 04- C 05- C 06- I 07- I 08- I 09- C 10- I 11- C 12- I 13- C 14- C 15- I 16- C 17- C 18- C 19- I 20- I21- C 22- I 23- C 24- I 25- C 26- I 27- I 28- I 29- C 30- C 31- C 32- C 33- I 34- I 35- B

Exercícios do uso dos porquês
Exercitando...
1. Que porquê?
I. Afinal, chegou o momento porque tanto esperei.
II. Não sei o porquê de seu entusiasmo.
III. Você está feliz assim, por quê?
IV. Então por quê não falas claramente.
a) I, II e III certas. b) II, III e IV certas. c) I, II e V certas.

2.        
              I. O porquê de sua demissão está muito claro.
              II. Por que não me telefonou?
              III. Não me telefonou, por quê?
              IV. O motivo porque lhe falei tudo aquilo não interessa.
              V. Irei viajar, porque me estou em férias.

a) Todas estão corretas.
b) Todas estão corretas, menos a IV.
c) I, III e IV estão corretas.

3. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases apresentadas:
_________________________me tratas tão mal?
_________________________não gosto de você?
E não gostas de mim, _____________________?
Nem eu sei o_____________________________?

a) Por que – Porque – por que - por quê.
b) Por que – Porque – por quê – porquê.
c) Porque – Por que – porque – por quê.
4. Eu não sei________________ele fez______________fez. _________________mesmo não me envolvo nesse assunto.
a) porque – o quê – Por isso.
b) por que – o que – Porisso.
c) por que – o que – Por isso.
5. "A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado, porque está na hora."
Observe o uso de porque na frase acima. Agora, analise as seguintes:

I. Porque deixar de lado uma causa porque lutamos há tanto tempo?
II. Ninguém sabe o porquê de nossa luta.
III. Ele vivia tranqüilamente, porque tinha uma grande herança.
IV. O governo não deve mudar, por quê?
V. Pergunto por que você é tão irresponsável.
VI. Vivo feliz, porque amo minha esposa.

Assinale a única alternativa correta:
a) As frases I e III são as únicas corretas.
b) As frases I, III e V são corretas.
c) Na frase II, o porquê é um substantivo.

6. Indaguei ____________________o aluno não trouxe a apostila .
    Ele disse que não trouxe_________________a perdeu.
    A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
a) Por que – porque
b) porque – porque
c) por que - por que

7. Assinale o item correto quanto ao uso do porquê:
a) Ele ganhou o prêmio porquê foi o melhor.
b) Vamos agora resolver o por quê desta questão.
c) Você não compareceu à aula ontem por quê?

8. Assinale a frase gramaticalmente correta.
a) Não sei por que brigamos.
b) Ele não o procurou por que estava doente.
c) Porque não procura sua amiga?

9. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas:
I. Ele não escreveu para você,__________________?
II. Ninguém me explicou o_______________de sua indiferença.
III. Quero saber__________________não estuda mais.
IV. _____________________é sonhador, o jovem cultiva ideais.

a) por quê – porquê – por que – porque.
b) por que – porque – porque – por que.
c) por quê – porquê – porque – por que.

10. Assinale a alternativa que substitui adequadamente a palavra destacada na frase:
“ A viagem foi demasiadamente cansativa, pois tivemos que passar por estradas esburacadas e poeirentas.”
a) por que                             b) porque                                    c) por quê


Gabarito do uso do “porque”
1 b        2 b       3 b     4 c     5 c     6 a      7 c      8 a      9 a      10 b

Exercícios
No Lugar dos Asteriscos Coloque: Por Que, Porque, Por Quê Ou Porquê:
01. Quero saber ** estou assim.
02. Foi reprovado e não sabe **.
03. ** você está tão aborrecida?
04. Não vais à aula **?
05. Reagi à ofensa ** não sou covarde.
06. Ignora-se o ** da sua renúncia.
07. São ásperos os caminhos por que passei.
08. Não saí de casa, ** estava doente.
09. Não foi ao baile, ** não tinha roupa.
10. Quero saber ** não me disse a verdade.
11. Quero saber ** foste reprovado.
12. ** os países vivem em guerra?
13. Quero saber o ** de sua decisão.
14. **sinais o reconheceram?
15. Não sei ** motivo ele deixou o emprego.
16. Ele não viajou**?
17. Ester é a mulher ** vivo.
18. Eis ** o trânsito está congestionado.
19. Ele viajou ** foi chamado para a reunião.
20. Lutamos ** haja maior justiça social.
21. Ele deve estar em casa ** a luz está acesa.
22. ** você não vai ao cinema?
23. Aquele é o moço por que ** ela se apaixonou.
24. A professora quer um ** para tudo isso.
25. Você é a favor ou contra? **?
26. Estava triste sem saber **.
27. Paulo não veio à aula ** não tem caderno.
28. Não sei ** não quero ir.
29. Muitos protestaram, mas não havia **.
30. Vocês brigaram, meu Deus, **?
31. Chegue cedo ** o estádio vai ficar lotado.
32. O espetáculo foi cancelado ** chovia muito.
33 As causas ** discuti com ele são particulares.
34. Ele não foi ** estava doente.
35. Abra a janela ** o calor está insuportável.
36. Parou **?
37. Se ele mentiu, eu queria saber **?
38. ** você não foi?
39. Gostaria de saber ** você não foi.
40. Só eu sei as esquina ** passei.
41. A situação se agravou ** muita gente se omitiu.
42. Dê-me ao menos um ** para sua atitude.
43. Você tem coragem de perguntar **?!
44. ** você agiu daquela maneira?
45. Indaguei o ** do seu mau humor.
46. Não se sabe ** tomaram tal decisão.
47. Não sei **?
48. Não julgues ** não te julgues.
49. Creio que os ** mais uma vez não vieram à luz.
50. É fácil encontrar o ** de toda essa confusão.
51. ** ninguém apareceu até agora?
52. Não sei ** não quero ir ao cinema.
53. O túnel ** deveríamos passar desabou ontem.
54. Claro. **?
55. Não sei o **!
56. ** há poucas escolas no país?
57. O avião não decolou **?
58. A chance ** esperava é essa.
59. Ela não me ligou e nem disse **.
60. Não posso casar ** estou desempregado.
61. Este ** é um substantivo.
62. Diga-me um ** para não fazer o que deva.
63. Estava triste sem saber **.
64. ** seu dinheiro está valendo menos.
65. ** ele foi embora?  ®Sérgio.

3 comentários:

  1. Coloquei o gabarito por favor desses 65 exercicios .

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  2. Eu sou um representante do Iowa Lutheran Hospital, localizado em Iowa City, EUA. A gerência hospitalar me deu a oportunidade de anunciar na internet como trabalhamos e que começamos de novo no ano para a compra e venda de órgãos humanos, por exemplo, Rim, se você estiver interessado nesta oferta, não hesite em nos contatar no e-mail abaixo: compensamos os nossos doadores com boa quantia de dinheiro e somos especialistas em cirurgia de órgãos e, como doador, não há risco em isto.
    E este é o nosso e-mail:
    iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou nos contatar no whatsapp +1 929 281 1248

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