terça-feira, 14 de janeiro de 2014



GOVERNAR


Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.


- Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará meu lanche.


- Com que dinheiro? – atalhou Januário.


- Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.


- E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.


- Lucram a certeza de que têm um bom Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.


- Assim não vale. O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.


- Eu sou o Presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.


Foi deposto, e dissolvida a República.


(Carlos Drummond de Andrade. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro, Record


QUESTÕES

1. QUAL O PRINCIPAL PERSONAGEM DO TEXTO¿ DESTAQUE A PRIMEIRA FRASE NO PERSONAGEM NA NARRAÇÃO.


2. QUAL É O TIPO TEXTUAL DO TEXTO. ASSINALE A CORRETA:


A. NARRAÇÃO


B. DISSERTAÇÃO


C. DESCRIÇÃO


D. EXPOSIÇÃO


3. ANALISE A SEGUINTE ORAÇÃO E ASSINALE A CORRETA, PERANTE A CLASSIFICAÇÃO DA CONJUNÇÃO NA FRASE : O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens



A. ADITIVA


B. EXPLICATIVA


C. ALTERNATIVA


D. ADVERSATIVA

4. ANALISE A ORAÇÃO: Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará meu lanche.


ASSINALE A CORRETA, ANALISANDO AS SEGUINTES OPÇÕES:E


A. DISCURSO DIRETO, LINGUAGEM INFORMAL


B. DISCURSO INDIRETO E LINGUAGEM CONOTATIVA


C. LINGUAGEM FORMAL E DISCURSO INDIRETO


D. LINGUAGEM DIRETO E INDIRETO


5. O QUE É CONJUNÇÃO¿ DÊ UM EXEMPLO


6. ANALISE A SEGUINTE ORAÇÃO: Foi deposto, e dissolvida a República.

A. DENOTAÇÃO


B. CONOTAÇÃO


C. LINGUAGEM INFORMAL


D. LINGUAGEM COM GÍRIAS


7. SE FOSSE GOVERNANTE, O QUE MUDARIA EM NOSSO PAÍS¿ QUESTÃO OPINATIVA.


ANALISE A SEGUINTE ORAÇÃO E CLASSIFIQUE A CONJUNÇÃO DA ORAÇÃO:


Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.


A. ADITIVA


B. EXPLICATIVA


C. ALTERNATIVA


D. CONCLUSIVA


8. QUAL O PRINCIPAL TEMA DO TEXTO¿


9. QUAIS SÃO OS TIPOS DE TEXTOS¿


10. O TEXTO É:


A. NARRATIVO B. DESCRITIVO

C. DISSERTATIVO – ARGUMENTATIVO D. DISSERTATIVO - EXPOSIÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário