terça-feira, 14 de janeiro de 2014
GOVERNAR
Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.
- Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará meu lanche.
- Com que dinheiro? – atalhou Januário.
- Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.
- E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.
- Lucram a certeza de que têm um bom Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.
- Assim não vale. O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.
- Eu sou o Presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.
Foi deposto, e dissolvida a República.
(Carlos Drummond de Andrade. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro, Record
QUESTÕES
1. QUAL O PRINCIPAL PERSONAGEM DO TEXTO¿ DESTAQUE A PRIMEIRA FRASE NO PERSONAGEM NA NARRAÇÃO.
2. QUAL É O TIPO TEXTUAL DO TEXTO. ASSINALE A CORRETA:
A. NARRAÇÃO
B. DISSERTAÇÃO
C. DESCRIÇÃO
D. EXPOSIÇÃO
3. ANALISE A SEGUINTE ORAÇÃO E ASSINALE A CORRETA, PERANTE A CLASSIFICAÇÃO DA CONJUNÇÃO NA FRASE : O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens
A. ADITIVA
B. EXPLICATIVA
C. ALTERNATIVA
D. ADVERSATIVA
4. ANALISE A ORAÇÃO: Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará meu lanche.
ASSINALE A CORRETA, ANALISANDO AS SEGUINTES OPÇÕES:E
A. DISCURSO DIRETO, LINGUAGEM INFORMAL
B. DISCURSO INDIRETO E LINGUAGEM CONOTATIVA
C. LINGUAGEM FORMAL E DISCURSO INDIRETO
D. LINGUAGEM DIRETO E INDIRETO
5. O QUE É CONJUNÇÃO¿ DÊ UM EXEMPLO
6. ANALISE A SEGUINTE ORAÇÃO: Foi deposto, e dissolvida a República.
A. DENOTAÇÃO
B. CONOTAÇÃO
C. LINGUAGEM INFORMAL
D. LINGUAGEM COM GÍRIAS
7. SE FOSSE GOVERNANTE, O QUE MUDARIA EM NOSSO PAÍS¿ QUESTÃO OPINATIVA.
ANALISE A SEGUINTE ORAÇÃO E CLASSIFIQUE A CONJUNÇÃO DA ORAÇÃO:
Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.
A. ADITIVA
B. EXPLICATIVA
C. ALTERNATIVA
D. CONCLUSIVA
8. QUAL O PRINCIPAL TEMA DO TEXTO¿
9. QUAIS SÃO OS TIPOS DE TEXTOS¿
10. O TEXTO É:
A. NARRATIVO B. DESCRITIVO
C. DISSERTATIVO – ARGUMENTATIVO D. DISSERTATIVO - EXPOSIÇÃO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário