quarta-feira, 7 de março de 2012


Dicas para realizar uma redação

       Ainda é o tipo de texto mais solicitado nas provas.Trata - se de expor um ideia, um problema ou um questionamento e desenvolver um raciocínio com base em argumentos e apresentar conclusões. É importante que o candidato saiba problematizar o tema, colocando argumentos favoráveis e contrários para fundamentar cada afirmação. Na dissertação, quem escrever quer pesuadir o leitor acerca da opnião defendida, que deve ser explicitada em um conclusão final. Essa conclusão não precisa fechar a questão, como quem encontra uma solução para os problemas do mundo: se o assunto é complexo, o texto pode ser concluído afirmando isso.
       A dissertação exige o uso da norma culta da língua e que as ideias sejam desenvolvidas de forma clara e objetiva. Espera-se um texto impessoal, mas o texto em primeira pessoal não é proibido.

       Veja, o exemplo de um trecho de um texto de uma dissertação sobre trabalho e emprego.
   
 Um mundo em transformação

       Nas últimas décadas, a informatização no setor de serviços e o aumento da automação na indústria e na agricultura têm gerado grandes mudanças nos padrões de trabalho.
       A esse fatores se somam a descentralização da produção industrial entre os países, uma das principais e motores da globalização econômica, e uma acelerada urbalização, impulsionada também pelo crescimento populacional.
       Como consequência dessas transformações, novas profissões surgem com grande rapidez e, em países e regiões, diminuem os empregos formais e crescem a desocupação e o desemprego.
    

# Tipos de temas que podem ser para o ENEM eVESTIBULAR.

* Temas como foco inicial no próprio indivíduo ( como felicidade, sofrimento, altruísmo).
* A realização do indivíduo com os outros ( temas sociais como justiça e direitos civis, violência, trabalho, inclusão social).
* A relação humana com o ambiente natural( temas como desmantamento, biodiversidade, sustentabilidade ambiental, efeito estufa e desastres. ( água, enchentes e seca)


Observação:

Posicione - se sem radicalismo

         Todo tema merece ser contextualizado e trazer diferentes aspectos. Mas, ao dissertar sobre assuntos controversos, é preciso ter parcimônia e evitar extremismos. Fuja de textos missionários ou típicos de panfletos políticos  ( panfletos), com palavras de ordem, que faça convocações ou que pretenda converter o eleitor para uma causa específica. Palavrões e xingamentos, então, nem parar.
Não fuja do tema.
         A fuga completa do tema proposto é um erro grave, que pode resultar em nota zero, ou insuficiente para um redação. Para não correr esse risco, é preciso ler atentamente o enunciado da prova, os textos e as imagens que compõem a coletânea.
         Algumas instituições exigem que a antologia esteja presene na redação do candidato. Neste caso, é preciso haver passagens que lembrem a antologia, para não ter o texto anulado nem perder nota. Fugir parcialmente ao que foi proposto, pode diminuir pontos na nota, mas não anula a redação.

O que fazer na hora   H?
        Um roteiro de como encarar a prova, do momento em que você recebe a proposta de redação até entregar seu texto:
# Leia atentamente a proposta;
# Construa sua tese;
# Organize  as ideias;
# Selecione os argumentos;
# Estruture seu texto;

Introdução
         Ela apresenta o tema e traz o recorte que será feito dele. Introduzir não significa simplesmente iniciar o texto, mas inserir as ideias, torná - las parte da composição. Com a introdução faz o primeiro contato com leitor, é recomendável que ela exponha a tese do redator, o que tornará a leitura direcionada e facilitará a compreensão dos argumentos. Lembre -se: dissertação é um texto argumentativo, que pretende convencer o leitor, assim sendo, deve ser direta e não fazer rodeios, por isso, é importante que, logo no início, o leitor  já entenda a linha da raciocínio do texto.

Desenvolvimento
          É o que de fato sustentará o texto. A tese foi apresentada e nela foram expostas as ideias acerca do tema. Agora, é hora de ratificá - la, defendendo as ideias de forma consistente e , se possível, provando -as. Embora essa parte do texto seja muito importante, ela não precisa ser complicada.
          Na verdade, ela deve ser o mais possível, para que o leitor a compreenda. Uma boa estratégica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os seus aspectos, mostrando que  você sabe debater.
Conclusão
          Você deve retomar as ideias que expôs na introdução e conjugar com os argumentos que as justificam, para confirmar a tese e encerrar o debate. Ao finalizar o texto, o leitor deve ter a sensação ou convicção de que tudo foi realmente exposto, ainda que o tema ou o texto convidem a outras reflexões; por isso não convém que a conclusão apresente novos argumentos  e nem deixe a tese em aberto.
# Revise a redação.

As qualidades essenciais de um texto.

Veja as características de estilo que valorizam e fazem uma boa redação:

# autonomia;
# coerência e clareza;
# coesão;
# simplicidade.

Os dez erros mais comuns - os deslizes que podem tirar pontos preciosos da sua nota.

# trocar o tipo de texto;
# fugir do tema;
# uso impróprio da linguagem oral;
# rebuscar demais;
# cometer erros da língua portuguesa;
# usar clichês e probérbios;
# panfletar e radicalizar;
# usar citações sem cuidado;
# exagerar nas informações;
# abusar da redundância;

Agora que tem as melhores dicas, para avançar em sua escrita, faça e treine redação - www.guiadoestudante.com.br.
Abraços - Profº Jonas Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário