quarta-feira, 9 de maio de 2012


BOAS RAZÕES PARA FAZER O ENEM 2012!
            
O Exame Nacional  de Ensino Médio este ano acontecerá nos dias 03 e 04 de novembro.
            Algumas perguntas e respostas sobre o exame:

O ENEM É OBRIGATÓRIO? Não, o ENEM tem caráter voluntário, porém o Ministério da Educação vem afirmando desde a primeira edição do NOVO ENEM (2009) que será obrigatório a todo aluno concluinte do Ensino Médio.

O ENEM DÁ DIPLOMA DE 2º GRAU? Sim, o ENEM certifica o Ensino Médio para maiores de 18 anos que ainda não o concluíram e tiverem notas mínimas de 400 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 pontos na redação.

QUAIS AS VANTAGENS DE FAZER O ENEM? O governo Federal oferece programas de auxílio aos estudantes como FIES, PROUNI e SISU, que beneficiam apenas aos que fizeram o ENEM.

O QUE É FIES ( FINANCIAMENTO ESTUDANTIL)? FIES é destinado a financiar, prioritariamente, a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas cadastradas no programa.

O QUE É PROUNI ( PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS)? O Governo Federal oferece bolsas de ensino para alunos em instituições de ensino particulares e privadas a partir do ENEM. Além de alguns requisitos exigidos do aluno, com renda per capital, a nota do ENEM é decisiva na seleção dos bolsistas. As bolsas podem ser integrais ( 100%) ou parciais (50%).

O QUE  É SISU ( SISTEMA INTEGRADO DE SELIÇÃO UNIFICADA)? Em 2011, 95 Instituições de ensino médio no Brasil utilizaram o ENEM como processo seletivo para ingresso de novos alunos, extinguindo assim o seu vestibular. Em nosso estado, são exemplos a UFSCPA, FURG, UFPEL, UNIPAMPA E UERGS.

O ENEM funciona como uma espécie de vestibular único, lá que os estudantes podem concorrer a vagas em qualquer universidade do Brasil cadastrada no programa, a partir da nota do exame.
Mais uma boa razão para você fazer o ENEM:
Algumas empresa já adotam o desempenho do candidato com critério de seleção de estagiários. Uma chance a mais para aqueles que não têm ainda nenhuma experiência.

Portanto, não basta apenas FAZER O ENEM,  é preciso
 fazê – lo Bem!
BOA SORTE A TODOS CANDIDATOS DESSE ANO!!!


REFERÊNCIA MAZAAH! NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário