sábado, 24 de março de 2012

Detalhes da Origem da Língua Portuguesa.




História da língua portuguesa


   A ciência diz: o homem evolui a todo instante e sua fala é um dos princípios dessa evolução. Os grandes pesquisadores buscaram o caminho exato da história da linguagem e escrita da língua portuguesa. O fato é, somos da origem do latin vulgar e suas variações são modificadas com a praticidade da comunicação do homem.
   A história informa: a evolução da língua portuguesa, venho da península ibérica até o presente, com a língua oficial falada em Portugual e em vários países de expressão portuguesa.
   
   A partir do séc. XVI, com a expansão da era dos descobrimentos, a história da língua portuguesa deixa de decorrer exclusivamente em Portugal, abrangendo o português europeu e o português internacional. Em 1990 foi firmado um tratado internacional com o objetivo de criar uma ortografia unificada, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, assinado por representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.   ( referência - Wikipédia)

Fatos importantes: as diferenças entre o galego e o português são várias, podendo estas ser encontradas na fonética, na morfologia, na sintaxe, na ortografia e no léxico[1]. Uma parte destas diferenças resultam do acastelhanamento do galego ao longo dos séculos em que este foi proibido como língua culta, os chamados Séculos Escuros. Contudo há que salientar que a semelhança do galego face ao português resulta numa divergência de opiniões quanto à sua classificação como línguas separadas, havendo vários linguistas que as consideram a mesma língua[2], tanto galegos quanto portugueses, e outros que a consideram línguas distintas.





Histórico das Reformas Ortográficas


   Todo idioma é vivo. Transforma – se em função de palavras que surgem ou ganham novos sons; de simplificações que se insinuam e, com o tempo, impõem – se, modificando ou engordando dicionários.
   Com a língua portuguesa não seria diferente. Idioma oficial em oito nações distribuídas no planeta (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné – Bissau, Moçambique,Portugal,São Tomé e Timor Leste, integrantes da CPLP – Comunidades dos Países de Língua Portuguesa), as nuances regionais criaram discrepâncias entre as grafias nelas praticadas: a brasileira e a lusitana.
  Desde o século XII até os nossos dias , várias tentativas de padronização da ortografia ocorreram, ora afetando brasileiros, ora portugueses. Apenas em 1943 e em 1971 foram feitos acordos oficiais entre dois países, na tentativa de suprimir diferenças e unificar a escrita. Hoje vivemos mais uma transição; a ortografia em vigor desde 1º de janeiro de 2009 foi estabelecida por um ACORDO ORTOGRÁFICO já ratificado por quatro governos: do Brasil, de Cabo Verde, de Portugal e de São Tomé e Préncipe, número suficiente para a vigoração do Acordo.
  As adequações dos textos já impressos devem acontecer até 31 de dezembro de 2012, prazo final de tolerância do uso das suas grafias:a anterior ao Acordo Ortográfico e a por ele atualmente determinada. Certo é que as mudanças não afeterão as pronúcia praticadas pelos mais de 247 milhões de pessoas que falam português. Elas trouxeram modificações apenas em sua forma de grafar, com o tempo, serão completamente absorvidas.






As mudanças:


Pioneiro – O Brasil é o primeiro país a implementar as regras oficialmente. As mudanças têm prazo de conclusão até 2012. Até lá, serão aceitas as duas formas de escrita.

Palavras – As mudanças devem atingir cerca de 0,5% das palavras no Brasil. Nos demais países, as alterações podem alcançar 1,6%.

Dicionários: O Ministério da Educação estima investir até R$ 90 MILHÕES NA COMPRA DE DICIONÁRIOS adaptados às novas regras da ortografia.

Livros – Os livros didáticos terão de ser adaptados a partir de 2010.

Concursos – Até dezembro de 2012, as duas regras de escrita valerão em concursos públicos, vestibulares, provas e demais exames.


Língua Portuguesa – É falada por mais de 247 milhões de pessoas no mundo. De acordo com dados publicados em 2008 pelo Fundo de Populações das Nações Unidas ( UNFPA), são 194,2 milhões no Brasil, 10,7 milhões em Portugal e 42,9 milhões em países africanos e comunidades da Ásia. É o quinto idioma mais falado, de acordo com o Ministério da Educação.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Atenção! Amanhã começa a escola aberta na escola Dirceu Marilio Martins.
                   Venha! E traga a sua família.


Horários! sábado - 8:00 às 11:00 da manhã - à tarde - 13:00 às 17:30
                domingo - 13: 00 às 17:30
              

quarta-feira, 7 de março de 2012


Dicas para realizar uma redação

       Ainda é o tipo de texto mais solicitado nas provas.Trata - se de expor um ideia, um problema ou um questionamento e desenvolver um raciocínio com base em argumentos e apresentar conclusões. É importante que o candidato saiba problematizar o tema, colocando argumentos favoráveis e contrários para fundamentar cada afirmação. Na dissertação, quem escrever quer pesuadir o leitor acerca da opnião defendida, que deve ser explicitada em um conclusão final. Essa conclusão não precisa fechar a questão, como quem encontra uma solução para os problemas do mundo: se o assunto é complexo, o texto pode ser concluído afirmando isso.
       A dissertação exige o uso da norma culta da língua e que as ideias sejam desenvolvidas de forma clara e objetiva. Espera-se um texto impessoal, mas o texto em primeira pessoal não é proibido.

       Veja, o exemplo de um trecho de um texto de uma dissertação sobre trabalho e emprego.
   
 Um mundo em transformação

       Nas últimas décadas, a informatização no setor de serviços e o aumento da automação na indústria e na agricultura têm gerado grandes mudanças nos padrões de trabalho.
       A esse fatores se somam a descentralização da produção industrial entre os países, uma das principais e motores da globalização econômica, e uma acelerada urbalização, impulsionada também pelo crescimento populacional.
       Como consequência dessas transformações, novas profissões surgem com grande rapidez e, em países e regiões, diminuem os empregos formais e crescem a desocupação e o desemprego.
    

# Tipos de temas que podem ser para o ENEM eVESTIBULAR.

* Temas como foco inicial no próprio indivíduo ( como felicidade, sofrimento, altruísmo).
* A realização do indivíduo com os outros ( temas sociais como justiça e direitos civis, violência, trabalho, inclusão social).
* A relação humana com o ambiente natural( temas como desmantamento, biodiversidade, sustentabilidade ambiental, efeito estufa e desastres. ( água, enchentes e seca)


Observação:

Posicione - se sem radicalismo

         Todo tema merece ser contextualizado e trazer diferentes aspectos. Mas, ao dissertar sobre assuntos controversos, é preciso ter parcimônia e evitar extremismos. Fuja de textos missionários ou típicos de panfletos políticos  ( panfletos), com palavras de ordem, que faça convocações ou que pretenda converter o eleitor para uma causa específica. Palavrões e xingamentos, então, nem parar.
Não fuja do tema.
         A fuga completa do tema proposto é um erro grave, que pode resultar em nota zero, ou insuficiente para um redação. Para não correr esse risco, é preciso ler atentamente o enunciado da prova, os textos e as imagens que compõem a coletânea.
         Algumas instituições exigem que a antologia esteja presene na redação do candidato. Neste caso, é preciso haver passagens que lembrem a antologia, para não ter o texto anulado nem perder nota. Fugir parcialmente ao que foi proposto, pode diminuir pontos na nota, mas não anula a redação.

O que fazer na hora   H?
        Um roteiro de como encarar a prova, do momento em que você recebe a proposta de redação até entregar seu texto:
# Leia atentamente a proposta;
# Construa sua tese;
# Organize  as ideias;
# Selecione os argumentos;
# Estruture seu texto;

Introdução
         Ela apresenta o tema e traz o recorte que será feito dele. Introduzir não significa simplesmente iniciar o texto, mas inserir as ideias, torná - las parte da composição. Com a introdução faz o primeiro contato com leitor, é recomendável que ela exponha a tese do redator, o que tornará a leitura direcionada e facilitará a compreensão dos argumentos. Lembre -se: dissertação é um texto argumentativo, que pretende convencer o leitor, assim sendo, deve ser direta e não fazer rodeios, por isso, é importante que, logo no início, o leitor  já entenda a linha da raciocínio do texto.

Desenvolvimento
          É o que de fato sustentará o texto. A tese foi apresentada e nela foram expostas as ideias acerca do tema. Agora, é hora de ratificá - la, defendendo as ideias de forma consistente e , se possível, provando -as. Embora essa parte do texto seja muito importante, ela não precisa ser complicada.
          Na verdade, ela deve ser o mais possível, para que o leitor a compreenda. Uma boa estratégica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os seus aspectos, mostrando que  você sabe debater.
Conclusão
          Você deve retomar as ideias que expôs na introdução e conjugar com os argumentos que as justificam, para confirmar a tese e encerrar o debate. Ao finalizar o texto, o leitor deve ter a sensação ou convicção de que tudo foi realmente exposto, ainda que o tema ou o texto convidem a outras reflexões; por isso não convém que a conclusão apresente novos argumentos  e nem deixe a tese em aberto.
# Revise a redação.

As qualidades essenciais de um texto.

Veja as características de estilo que valorizam e fazem uma boa redação:

# autonomia;
# coerência e clareza;
# coesão;
# simplicidade.

Os dez erros mais comuns - os deslizes que podem tirar pontos preciosos da sua nota.

# trocar o tipo de texto;
# fugir do tema;
# uso impróprio da linguagem oral;
# rebuscar demais;
# cometer erros da língua portuguesa;
# usar clichês e probérbios;
# panfletar e radicalizar;
# usar citações sem cuidado;
# exagerar nas informações;
# abusar da redundância;

Agora que tem as melhores dicas, para avançar em sua escrita, faça e treine redação - www.guiadoestudante.com.br.
Abraços - Profº Jonas Machado

sábado, 3 de março de 2012

Parabéns alunos -  222 e 231
 O sucesso que você promove, faz o mundo brilhar!


Redações da semana


Aluna- Laís... 231

                                                                     Educar é tudo
   
     "Tenha em mente que tudo  o que você  aprende na escola é trabalho de muitas gerações" Albert Einsteir. Muitos desconhecem o papel importante que a escola tem, na educação e na formação de seres humanos; para muitos a escola é um simples passa tempo, pensando que  é apenas mais uma obrigação e não como necessidade para o sucesso pessoal.
      A educação é algo que ninguém pode tirar de nós, podemos envelhecer, mas a levaremos conosco; mas é o que diz o velho ditado popular: " Uma andorinha só não faz verão". Todos precisam se reeducar, porque parece que com o passar do tempo, a educação de muitos acabam, pois deveriam ser cidadãos sociais e demonstrar está educação de forma prática.
     Uma das formas de mostrarmos a educação que temos, devemos separarmos o nosso lixo, da qual contribui para o equilíbrio no meio ambiente, facilitando os próprios coletores e diferenciando com facilidades, os materiais perigosos, como cacos de vidros, seringas e objetos cortantes e transmissores de doenças.
     Cuidar do patrimônio público é um ponto essencial para um cidadão social, que necessita de um ambiente agradável e harmônico para viver com felicidade e saúde. Muitas vezes para sermos cidadãos com educação, temos que ir além, não apenas nós fazermos a nossa parte, mais também os outros que convivem na sociedade demostrar a diferença.
     Ajudar os outros é promover um ato educativo, carregar sacolas, ajudar alguém que precisa atravessar a rua, sorrir em uma fila, mesmo que o tempo não pareça passar e você seja o último, dar um bom dia à primeira pessoa que você vê todas amanhãs. Ser gentil, dócil e nunca fazer alguém ficar envergonhado, é agir com educação.
     " Gentileza gera gentileza", você precisa tratar com educação, para receber o mesmo.
 


Aluno - Gregory.... 222

                                                            Socialismo

       Como você pode socializar a educação que você tem na escola, com o seu trabalho? Como diagnosticar um mundo para se restabelecer ao um nível de sociedade influente, na qual estabelece um bom ponto na sociedade?
       No mundo atual, em um país globalizado, as vezes sem querer, deixamos nos influenciar em nossa fase da adolescência, que no modo possa decidir ou adiar em alguma questão que poderá beneficiar ou atrasar em algum aspecto de nossa vida e imagem na sociedade.
       Muitos jovens adaptados em jornais, entrevistas e enquetes, transmitem a não saber socializar sua vida diária com um ato de responsabilidade, ( emprego). Pois não tem a mente aberta para envolver e compreender as coisas certas e erradas para ter um bom sucesso e rendimento na escola e na sua vida profissional.
       O Brasil apresenta um porcentual de educação razoável, que cada ano demonstra um aprimoramento no ensino brasileiro, destacando -se nos recursos desenvolvidos pelos governantes federais, estaduais e municipais.
       De tal maneira, todo jovem tem o futuro que ao tempo ele constrói , aonde educação serve para todos, para aproveitar e beneficiar ao crescimento profissional e social. Mais isso é uma questão de tempo, que cada um alcança o que pode alcançar. Com isso:  não desista! ( sonhe com o impossível)... persista! (faça o impossível), pois a educação é um ato de se merecer.