domingo, 19 de outubro de 2014



Galera do terceiro ano!!!

Trabalho que vale conceito para português e literatura.



Introdução

Vamos continuar o conceito histórico com o engajamento da literatura no Romance de 1930 que tem uma importância significante para a política, crescimento e desenvolvimento do nosso país.
É relevante destacar essa época, pois existia um colapso econômico do país, após a queda da Bolsa de Nova Iorque. Contudo foi ocorrido na década anterior o Movimento Tenentista e dessa forma obteve uma inquietação política da classes médias com atual política existente no país. É por isso que vamos trabalhar esse contexto histórico na aula de Literatura, assim interdisciplinarizando as outras áreas de conhecimento para a construção da aprendizagem.

Tema:


O Romance de 1930 e seu contexto histórico literário expectativamente no desenvolvimento econômico e cultural do Brasil.


Tempo:


O duração serão de três aulas, sendo a primeira vai ter a explicação da proposta e debates sobre o assunto, a segunda para a conversação em grupos, para o planejamento do trabalho, e a terceira apresentação da atividade.


Recursos:


Sites de pesquisas:


http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=708


http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/modernismo-no-brasil---a-2-geracao-o-romance-de-30.htm


http://cpdoc.fgv.br/revolucao1930


http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/revolucao-de-1930/


Obs: são algumas fontes relevantes e terão outras em sala de aula.


Tarefa:


Prestem atenção!!!


O trabalho será em 4 grupos aonde terão sub temas sobre o assunto proposto.


Elaborarão um Power point para a apresentação do trabalho, assim mostrando a importância dessa época para o Brasil. Portanto segue os temas para o trabalho.


Grupo 1: Contexto histórico e geográfico


Grupo 2: Literatura e sua expressão cultural nas pluralidade lingüística do país


Grupo 3: Pensadores da época e sua importância para o Brasil ( sociologia e filosofia)


Grupo 4: Dados científicos da época sobre os principais fatores sociais do Brasil.


( matemática)



Avaliação:


Avaliação é processual de acordo cada momento. Juntos verificaremos através da autoavaliação como cada aluno participou. O resultado final do trabalho será apresentação do relato final do que ficou sobre o que foi construído no grupo, tendo as seguintes avaliações:


Entender o assunto proposto;


Ligar as temáticas com as demais áreas de conhecimento;


Saber argumentar e debater sobre o tema proposto;

Conclusão:

Foi uma época que a política, cultura e desenvolvimento do país foi intrigado com a mobilização da sociedade, pois queriam uma mudança e essa venho com o governo de Getúlio Vargas, desejavam uma coisa atraente da literatura, nisso venho Jorge Amado, e queriam um país de crescimento, aonde teve progresso nos meios sociais, trabalhistas e educacionais. Desta forma, momento de reflexão e de muita pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário