quinta-feira, 9 de outubro de 2014



Como foi falado na aula passada, vamos argumentar com o texto a seguir e desenvolver uma interação com os colegas.

Lembrando que o politécnico é amplo, pois trabalhamos o uso do pronome e ligamos com literatura, história, geografia, filosofia e sociologia.


Vamos então para o debate!!!

Obs: postagem até 17-10-14



DEMOCRACIA E CIDADANIA


            A Instituição escolar não pode abster-se do mundo da política, porque isso provocaria a impossibilidade total da cidadania e democracia. Estas palavras e ações se aproximam. Os conhecimentos de política estão apoiados em um vocábulo grego, polis (cidade) e cidadania se fundamenta em uma expressão latina correspondente, civitatem. Os dois termos indicam que se reflita na atuação da vida em sociedade.
           Quando falamos em cidadania , nós a enaltecemos como se fosse uma dimensão superior à política. Não devemos desmerecer a política, como se fosse pertencente a um campo menos expressivo e inferior à cidadania. Através da política é possível construir a cidadania e a democracia, na definição política do termo: bem comum, igualdade social e dignidade coletiva. E, nesse sentido a cidadania e a democracia se revigoram e se reinventam. Como afirma Boff: "o ser humano é um ser de participação, um ator social, um sujeito histórico e coletivo de construção de relações sociais o mais igualitárias, justas, livres e fraternas possíveis dentro de determinadas condições histórico-sociais".
          O conhecimento social e o desenvolvimento político são dois aspectos que cada vez mais vem se desvendando como instrumentos de emancipação e autonomia do cidadão que deseja entender a sociedade e atuar como autor, construtor e reconstrutor de realidades.
          Ao pensarmos a democracia unicamente como ideal de igualdade, acabamos por aniquilar a liberdade. Existe um grande perigo em conceber todos os indivíduos como iguais , pois excluiremos o direito democrático da diferença, a possibilidade de pensar de maneira diferente e de ser diferente.
          Ao falarmos em democracia na escola, devemos, ao mesmo tempo, reconhecer a diferença de papéis sociais e buscar aqueles aspectos em que todos os membros da comunidade escolar têm os mesmos direitos. Dentro da Instituição Escola, o respeito à hierarquia, o trato com urbanidade aos colegas , configuram a igualdade de direitos, que por sua vez consideram a cidadania.
          A educação para a cidadania é componente fundamental da democracia. A Instituição escolar deve contemplar em seu projeto educacional, a vontade, a intenção de ser escola que trabalhe os ideais da cidadania. Portanto, ações isoladas, de uma ou outra área (ou grupo), talvez não tenham força de mobilização para iniciar, realizar e dar autonomia ao projeto de uma escola cidadã.
“É preciso que a cidadania do outro seja preocupação de cada um. A cidadania é pessoal, intransferível, ninguém terá mais se o outro tiver menos”. (Amarildo Vieira de Souza).
          Necessitamos , todos nós, ter consciência do que realmente significa no exercício a cidadania. Cidadania é a coragem de compartilhar dos esforços em instituir uma sociedade livre, justa e solidária como trata a Constituição Federal.




Referênciais: Mário Sérgio Cortella

10 comentários:

  1. Jenifer silveira 221- pelo que eu entendi no seu texto é que cada pessoa tem seu proprio direito de escolha e de dar opiniões sejam qual for a opinião, e que isso pode ocorrer a partir das eleições aonde cada um da seu voto para o que axa certo pois este é o direito de cada cidadão, e não se basear num certo alguem pois cada um tens suas proprias escolhas e deveres.

    ResponderExcluir
  2. jhonatan -222- Concordo quando o senhor diz que a democracia se pensada UNICAMENTE como um ideal de igualdade, acabamos por aniquilar a igualdade, mas essa e nossa realidade atual, e esse Brasil onde vivemos e na minha opinião devemos aceitar, mas não abaixar a cabeça e fingir que isso não existe.
    OBS: Meu desejo e vencer esse mundo desigual e quando chegar no topo olhar para baixo e ver o olhar daqueles que duvidaram que um dia eu chegaria la, tem maior gloria do que ganhar uma batalha perdida e surpreender a todos mostrando sua força de vontade.

    ResponderExcluir
  3. Franciele 221- Hoje em dia vivemos num país onde temos nossos direitos e deveres, uma criança tem o direito de ir a escola mais tem o dever de estudar, se esforçar, todos os cidadães tem seus direitos, e nossos deveres como ir no dia da eleição e votar numa pessoa que fará tudo por sua nós, em minha opinião vivemos num país um pouco democrático pois não acho certo essa de rico ou pobre todos somos iguais mais se não fosse por isso não teríamos tantas opiniões diferentes e isso é bom.

    ResponderExcluir
  4. Luiz Gustavo S. 221- No momento em que nos tornamos cidadãos, passamos a ter a responsabilidade de expressar nossa própria opinião, sem ela não valemos nada na sociedade, temos que ter o consciência do que estamos fazendo e pensando, não apenas devemos ter consciência mas também sabedoria, caso contrário somos obrigados a ter consequências, um exemplo dessa consequência é o fato de algumas pessoas não possuírem alguns de nossos direitos, como o direito à saúde, educação, moradia, trabalho, lazer, entre outros. Mesmo que tenhamos problemas, não podemos nos rebaixar, olhar para frente e seguir nossos caminhos, por mais que sejam difíceis e injustos.

    ResponderExcluir
  5. Larissa C. G. Santos - 221
    Segundo o dicionário Aurélio 6ª edição, “a política é a arte e a ciência de bem governar”; “a cidadania é a condição do cidadão, condição daquele que goza dos direitos de Estado”; por sua vez “a democracia, é o governo baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder”. Com mais essa base, concordo com algumas coisas que foram abordadas no texto como: “A Instituição escolar não pode abster-se do mundo da política, porque isso provocaria a impossibilidade total da cidadania e democracia.§ 1°”. E também: “Através da política é possível construir a cidadania e a democracia...; § 2°”.
    É necessário pensar sobre essas questões, não podemos separá-las como se não tivessem nenhuma ligação. Para podermos desenvolver a política, é necessário conhecer os outros dois princípios. Partindo disso, teremos mais maturidade e também mais cuidado, em cada decisão a ser tomada. Precisamos usar nossos direitos de cidadão (cidadania), mas ao mesmo tempo, precisamos ser democráticos, pensando no bem maior, pensando na sociedade em que vivemos sem nos esquecermos da opinião própria que possuímos e da equidade (justiça). Quando a definição de cada um desses três fatores estiver clara para nós, com certeza encontraremos um equilíbrio entre elas, agindo de forma coerente, não ficando simplesmente nos ”bastidores” da sociedade em que estamos incluídos, mas sendo também “participantes” ou “atores” da mesma (como também menciona o texto na citação de Boff), tornando-a melhor para nós e para as gerações futuras.
    E para que isso seja alcançado através de influências seguras, percebemos então o papel tremendamente importante exercido pela Instituição escolar na sociedade. Conta-se com ela para que, por preceito (ensino) e exemplo, faça a ligação entre cada uma dessas definições.

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dia vivemos um fato muito comum em sociedade, a democracia, onde pessoas que tem mais conseguem tudo o que querem facilmente e os que não tem precisam se esforçar muito para ter uma chance na vida, e isso acontece, na escola, no trabalho, na faculdade em todos os lugares, um exemplo, é quando você estuda em uma escola particular, só que você é bolsista, as pessoas te deixam um pouco de lado pois elas sabem que você não tem muito dinheiro(como se isso fosse importante). E isso acontece com tanta frequência que ja se tornou comum e é tão comum que você nem percebe que esta sofrendo um preconceito, pois isso é um prconceito onde pessoas ricas tem mais direitos do que as pessoas pobres, é algo tão estúpido o que vivemos em sociedade que já estamos acostumados com tão grande preconceito que existe entre as pessoas, por mais que sejamos autores na sociedade uns tm um papel bem mais importante do que outros, cada um de nós temos um papel na sociedade, só que um é mais valorizado do que o outro.

    ResponderExcluir
  7. Danielle 221. No texto acima fala sobre democracia, política e o dever de ser cidadão. A política está em todos os lugares desde num fórum eleitoral até dentro de uma escola. A democracia nos dá o direito de escolha, de escolhermos o que pode ser melhor pra nós, como em uma eleição, as pessoas votam em quem acham que vai melhor sua cidade e seu país, mas devemos fazer isso com consciência, e não votar em qualquer pessoa e depois reclamar.

    ResponderExcluir
  8. Daniela Kohlrausch 221
    Para mim, ser cidadão é ser uma pessoa que dentro de uma sociedade faça por merecer seus direitos, cumprindo seus deveres. É ser uma pessoa que tem consciência de que um país só é formado se existir uma sociedade, e para que este seja melhor, toda a sociedade deve fazer a sua parte, pois de que adianta termos um governo correto se nem as próprias pessoas colaboram com as mudanças, então para um país melhor é preciso de cidadãos de verdade, aqueles que cumprem seus deveres para receberem seus direitos em troca. Assim é que se deve construir um país melhor.
    Todos os cidadãos têm papeis sociais dentro de uma sociedade, através de seus deveres é que vão conquistar seus direitos. Para cada pessoa há um dever diferente, por exemplo, o pai tem dever de educar o filho, e o filho respeitar seu pai, em uma escola não funciona diferente. Podemos notar dentro da sala de aula que um aluno que cumpre seus deveres, tem mais direitos sobre aquele que não cumpre, ou seja, isso é uma representação de que, para ter seus direitos, é preciso cumprir seus deveres.
    Englobando a democracia agora, penso que o Brasil é sim um país democrático comparado ao Brasil de décadas atrás. Um grande exemplo disso são as eleições, nós que escolhemos quem vai nos representar e temos uma grande responsabilidade por isso. Isto mesmo que estamos fazendo, debatendo sobre estes assuntos e citando o governo é uma forma de democracia, isto se chama liberdade de expressão, o que nos dá direito a falar o que queremos.

    ResponderExcluir
  9. Amanda Saldanha - 221
    No texto acima fala sobre a democracia politica e o dever de ser cidadão. Eu entendi que cada um tem o direito de votar, e todos tem o voto livre. Vivemos em um pais democrático, e isso é bom, cada cidadão tem o direito de escolher o que acha melhor pra sociedade, e com uma boa consciência para depois não reclamar.

    ResponderExcluir
  10. Jénifer Simões 221
    Na sociedade, cada pessoa tem seus direitos e suas obrigações (deveres), mas muitas vezes esquecem dos deveres exigindo seus direitos mesmo assim. O problema é que qualquer em lugar precisa-se que cada cidadão desenvolva as duas coisas, por exemplo na escola se o professor quiser apenas seu salário e nao quiser dar aula, vai prejudicar os alunos, esses, se sentindo prejudicados, vão reclamar, atrapalhando os planos de se safar do professor. Isso mostra que quando alguém omite uma tarefa sempre vai dar problema na sociedade.

    ResponderExcluir